Uma Dieta Saudável: Eleve Sua Energia em Cada Refeição

Uma dieta saudável, programa de saúde e condicionamento físico devem incluir, obrigatoriamente, acompanhamento e orientação nutricional. 

Mesmo quem tem o hábito de se exercitar regularmente jamais atingirá a boa forma desejada se não abastecer o corpo com os alimentos integrais de que ele precisa para manter-se saudável e com energia. Mas a aplicação das regras básicas do comer bem não deve dominar a sua vida, e sim acrescentar prazer às suas refeições. 

O que é uma Dieta ou Alimentação Saudável? 

Basta mencionar a palavra dieta para relacioná-la com perda de peso. Na verdade, dieta é simplesmente tudo aquilo que escolhemos para comer. Mas temos de considerar o peso do corpo quando falamos sobre isso, por um bom motivo: na maior parte do mundo ocidental, um estilo de vida sedentário, somado a hábitos alimentares errados, está contribuindo para o aumento do peso de muitas pessoas do que em qualquer outra época. 

Dietas Populares

Uma dieta saudável é para toda vida. São absolutamente inúteis as que funcionam por um curto período e cansam. Foram analisadas diferentes dietas, no entanto, não é recomendado nenhuma que exclua algum tipo específico de alimento. 

Dieta de Altas Proteínas

Essa dieta propõe alto consumo de proteína animal (carne, aves, peixe, ovos e queijo) e baixo consumo de carboidratos. A teoria por trás dessa proposta é a de que altos índices de carboidratos aumentam o nível de insulina no sangue, e a insulina, por sua vez, promove o armazenamento de gordura, resultando em obesidade e problemas de saúde. A proteína é um nutriente essencial, usada nos processos de crescimento, reparação e regulação. O corpo pode usar seu excesso como fonte de energia, mas a proteína não é uma fonte de combustível preferida pelo organismo. O corpo usa carboidratos (açúcar e amido) para manter os níveis normais de glicose no sangue. A glicose é o principal combustível para as células, inclusive os neurônios. Se o consumo de carboidratos é baixo, o organismo obterá combustível usando a proteína para fabricar glicose. 

Esse processo influencia o metabolismo das gorduras, que se quebram de maneira distinta, resultando na produção de uma fonte alternativa de energia chamada de corpos cetônicos. O problema é que os corpos cetônicos substituem a glicose no sistema nervoso de modo pouco eficiente, e ainda podem prejudicar o equilíbrio ácido base do corpo e fazer com que minerais, como o potássio, e fluidos sejam expelidos pela urina. A perda excessiva de fluido explica a rápida perda de peso, no início do processo. Outros efeitos colaterais dessa dieta incluem tontura, cansaço, suor com cheiro forte e gosto ruim na boca. 

Combinação de Alimentos

Essa dieta é fundamental no seguinte princípio: a ingestão simultânea de certos tipos de alimentos prejudica a capacidade do corpo de digestão. Portanto, seus seguidores recomendam evitar a combinação de carboidratos e proteínas em uma mesma refeição. Automaticamente, esse método de alimentação entra em conflito com o que geralmente consideramos um almoço ou jantar convencional. Por exemplo, uma combinação de espaguete à bolonhesa é desencorajada, assim como uma mistura de carne ou peixe com batatas.

A teoria subjacente a essa dieta afirma que cada alimento tem seu próprio tempo de digestão. Portanto, você deve optar por pratos que contenham alimentos que compartilham o mesmo tempo de digestão, uma vez que o corpo desenvolvido não consegue lidar com diferentes demandas de digestão simultaneamente.  

A Dieta Mediterrânea

Frequentemente, as pessoas citam essa dieta como a mais saudável. Na verdade, quando analisamos as estatísticas internacionais de doenças cardíacas, observamos que os países mediterrâneos têm uma incidência menor do que nos Estados Unidos, no Reino Unido e em outras partes da Europa. Isso sugere que essa forma de alimentação oferece alguns benefícios à saúde.

Uma Dieta Saudável: Menos Açúcar e Mais Gorduras do Bem

Uma dieta tradicional mediterrânea contém baixos níveis de açúcar orgânico e é rica em gorduras, com um amplo uso de azeite de oliva, resultando em uma maior proporção de gordura na dieta. No entanto, as pessoas que a seguem desfrutam de uma melhor saúde. Isso pode ser explicado pelo fato de que eles optam por uma gordura saudável, monoinsaturada, enquanto uma dieta típica é ocidental caracterizada por níveis elevados de gorduras saturadas. Tradicionalmente, os mediterrâneos consomem muitos vegetais e frutas, preparam seus pratos com ingredientes frescos, fazem compras diariamente, comem devagar e acompanham geralmente as refeições com um copo de vinho. Isso implica que a comida é processada de forma mais adequada para a digestão. Por outro lado, no resto do mundo ocidental, as pessoas consomem mais alimentos industrializados, levam uma vida agitada, têm pouco tempo para as refeições e sofrem mais com o estresse.

Por outro lado, a dieta mediterrânea é rica em carboidratos, como macarrão e pão, e é altamente calórica. No entanto, apesar de ser uma gordura de qualidade, o alto teor de gordura pode ser prejudicial para pessoas sedentárias, pois as calorias em excesso são armazenadas como gordura, levando ao ganho de peso. Ainda assim, esse tipo de dieta oferece um menor risco de doenças cardíacas em comparação com a dieta ocidental tradicional. Portanto, se você deseja perder peso, é aconselhável evitar uma dieta mediterrânea. No entanto, se você é uma pessoa ativa, sem problemas de peso, essa dieta não causará danos.

Uma Dieta Saudável: Conhecimento e Escolhas

Agora que você sabe um pouco sobre o que significa a palavra dieta e quais são algumas das variações pelo mundo, fica a dica pelo bom senso. Cada ser humano é único, e cada programa de treino e de alimentação deve atender às necessidades individuais. Por isso, procure os profissionais da área da saúde e nutrição, e siga as recomendações adequadas para o seu estilo de vida. Escolhas sábias, resultados inteligentes. 

Você também pode gostar:

Fonte: OPAS/OMS

“O conteúdo apresentado neste Blog possui finalidade estritamente informativa. Ele não deve ser usado como substituto para a orientação e acompanhamento de profissionais, como: médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, personais trainers e outros especialistas”.

Sobre o Autor:

Energia Elevada

Energia Elevada

O autor do Blog Energia Elevada compartilha informações para um estilo de vida holístico, integrando mente, corpo e espírito em busca do bem-estar completo. Seu conteúdo personalizado abrange temas como treino inteligente, alimentação consciente, comportamento positivo e mentalidade transformadora. Destinado a entusiastas do fitness e aqueles que buscam uma vida mais saudável, o autor convida os leitores a participarem de uma jornada de transformação em direção a uma energia elevada e uma vida plena.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.